Afinal, Quem Venceu a Luta de Mikasa vs Annie em Shingeki No Kyojin?

Uma das rivalidades mais marcantes dentro da obra de Shingeki é entre as personagens Mikasa Ackerman e Annie Leonhart.

Em uma cena do capítulo 44 do mangá (ou episódio 7 da segunda temporad do anime) vemos em um flashback de Eren que durante um dos treinamentos da época em que eles eram cadetes, após algumas provocações, Annie e Mikasa estiveram a ponto de se enfrentar. Porém, quando o combate entre as duas estava prestes a se iniciar, os flashbacks do protagonista acabam, e até ele mesmo se pergunta: "quem venceu mesmo aquela luta?".

Desde então, os fãs da obra se dividem e teorizam até hoje qual das duas teria vencido a luta corporal daquele dia.

Portanto, vamos agora fazer uma breve análise das principais características de luta de cada uma das duas personagens, e após isso, anunciaremos qual das duas foi a grande vencedora do embate.

ATENÇAO! SPOILERS A SEGUIR!!

TUDO CERTO? ENTÃO, QUE COMECE O EMBATE!

ANNIE LEONHART

Annie desde criança foi treinada para ser uma guerreira de Marley. Desde cedo recebeu um treinamento árduo de seu pai adotivo, para que ela pudesse enfrentar qualquer dificuldade que viesse a lhe ocorrer no futuro.

Por possuir um pesado treinamento, ela aprendeu desde cedo golpes de Jiu jitsu (o mangá/anime não menciona que se trata deste tipo de luta, mas é aquela em que os movimentos usados pela personagem mais se encaixam), que possuem como um dos focos principais derrubar um oponente grande e forte usando a própria força do oponente.

Durante sua época do treinamento de cadetes, foi deinida pelo instrutor Shadis como sendo perfeita nos seus cortes contra os alvos que ataca, porém tem dificuldades de cooperar e é solitária. Annie ficou em 4º lugar na classificação geral dos cadetes, estando atrás apenas de Berthold, Reiner e Mikasa.

Porém apesar de ter ficado abaixo de seus dois companheiros marleyanos, Annie sempre mostrou ser mais habilidosa do que os dois, tanto em combate contra os titãs, quanto em combates corporais. O motivo para que ela não tenha ficado acima deles pode se dever justamente à sua falta de cooperação em equipe, já que ela não se importava com nada daquilo, e por isso não tinha motivos para se esforçar tanto. Com relação a ter ficado atrás de Mikasa... bem, isso veremos mais à frente.

Nos dois ovas dedicados à personagem, pudemos ver suas exímias habilidades em luta corporal, com golpes excelentes e efetivos durante os dois episódios de duração. Apesar de ser desapegada de tudo, Annie não brinca em serviço, e está sempre pronta para mostrar porque ela foi considerada digna de ser portadora de um dos titãs originais.

Leia Mais: Live Action de Shingeki no Kyojin Ganha Novas Informações.

MIKASA ACKERMAN

Mikasa desde criança apresentava possuir bastante força, velocidade, agilidade e disposição. Era temida por todos os meninos de sua idade. Quando Eren e Armin estavam com problemas, ela sempre corria para salvar seus amigoss.

Por possuir sangue Ackerman, ela teve desde cedo a seu favor uma predisposição biológica para lutas e combate, bem como resistência física (considerando sua vida após o seu "despertar" com a morte de seus pais e seu sequestro com Eren).

Durante sua época do treinamento de cadetes, ela foi descrita pelo instrutor Shadis como sendo "absolutamente perfeita em tudo o que se propõe a fazer, um exemplar único na história da corporação", o que faz de Mikasa a melhor aluna da história dos cadetes dentro das muralhas (já que Levi nunca foi um cadete, pois começou direto na tropa de exploração).

Porém vale ressaltar que a avaliação do instrutor se baseia em uma visão geral, e não apenas em luta corporal. Ou seja, pode ser que Mikasa não seja tão boa em lutas corporais quanto é em matar titãs, por exemplo, ou vice e versa.

Mas não se pode negar que ela é sim boa em lutas corporais, pois temos algumas cenas onde ela mostra seu potencial, até mesmo desde pequena, quando luta com vários garotos ao mesmo tempo (episódio 8 - segunda temporada), e também temos a cena onde ela derruba vários homens adultos no arco político (episódio 2 da terceira temporada).

Mikasa descreve que a partir do momento em que começou a ter seu despertar Ackerman, passou a ter total controle do seu corpo (em questão de movimentos corporais).

Leia Mais: Capítulo 133 de Shingeki Já Tem Data e Mais: 11 Anos do Mangá!.

E VAMOS AO RESULTADO:

Caro leitor, você provavelmente já sabe, mas caso não saiba, aí vai: Hajime Isayama, em entrevista para a Bessatsu Magazine, ainda em 2014, afirmou que nenhuma das duas venceu, pois no meio da luta, o instrutor Shadis havia aparecido e parado imediatamente o que estava acontecendo.

Isso mesmo. Para efeitos oficiais, devemos considerar as duas personagens como empatadas em luta corporal. Pode ter sido apenas uma resposta de Isayama para não tomar partido dentre o fandon? Claro que pode, mas a opinião dele provavelmente nunca saberemos, já que no mangá atualmente, a paz entre as duas personagens está selada (pelo menos aparentemete).

Mas você não é obrigado a limitar sua opinião, como Isayama o fez. Diante das observações feitas, qual o seu palpite? Quem venceria a luta naquele momento? A soldado mais forte de Paradis ou a Guerreira mais forte de Marley?

Não deixe de ver as análises de Shingeki no Kyojin no canal do Geek Brasil. A do capítulo 132 já está disponível:

Desenvolvido por Silas Reis